A verdade sobre os produtos sem lactose

Intolerância à Lactose é o termo usado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Isso ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. Entre 70-80% da população brasileira possui algum grau de intolerância e conforme envelhecemos também perdemos a capacidade de produzir essa enzima.

Cada vez mais estamos ouvindo as pessoas falarem que não podem consumir leite e derivados devido à lactose e muitas confundem a intolerância a lactose com a alergia à proteína do leite.

No caso específico da alergia ao leite, que é a alergia a caseína (proteína do leite), o que gera muitas dúvidas e causa certa confusão entre as pessoas. Então pra esclarecer não existe alergia a lactose e sim intolerância a lactose (açúcar), ao contrário existe a alergia à proteína do leite (caseína).

No mercado no entanto vemos que os produtos sem lactose caíram nas graças do consumidor que muitas vezes escolhe pagar por um produto muito mais caro em troca de uma opção mais saudável. Mas será que é isso mesmo?830a1e42-1b7b-4d7e-bccb-cd849845709c-1382-0000014ba7a5457a_tmp

  1. Você precisa saber que se não tem nenhum tipo de intolerância a lactose o consumo desses produtos não vão te ajudar em nada.
  2. Um produto à venda no supermercado que contém o termo “sem lactose” no rótulo não significa que esteja livre da presença de leite de origem animal.
  3. Ao comparar um alimento “sem lactose” na verdade você está consumindo um produto que foi adicionado a enzima lactase. Leia a lista de ingredientes confira.
  4. Leite de Côco está liberado! Por não ser de origem animal o leite de coco é seguro, assim como o de arroz e o de soja.

E aí gostou deste post? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *