Fabricantes terão que indicar presença de lactose no rótulo de alimentos

Como consumidora fico muito feliz com a determinação da Anvisa a respeito da indicação clara ao consumidor da presença da lactose. Embora vejamos hoje no mercado a existência muitas opções de produtos chamados “sem lactose” o consumidor precisa ter em mãos a livre escolha de acordo com sua limitação e/ou preferência.

Os fabricantes de alimentos terão que indicar no rótulo sempre que o produto tiver lactose na composição. A determinação, feita dia 31/01/17 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevê que em 2 anos todos os produtos devem estar dentro da norma.

O aviso deverá vir em negrito, caixa alta e será obrigatória em alimentos que apresentarem quantidades igual ou acima de 100ml/100g de lactose do produto, os mesmos devem conter a expressão “CONTÉM LACTOSE”.  Ou seja, qualquer alimento que contenha lactose em quantidade acima de 0,1% deverá trazer a expressão “Contém lactose” na embalagem.

A nova regra da Anvisa também permite que os fabricantes de alimentos empreguem a expressão “baixo teor de lactose” nos casos em que a quantidade de lactose for reduzida para valores entre 100 mg e 1 g por 100 g ou mililitros do alimento pronto conforme instruções do fabricante.

Com a instituição dessas regras, o mercado brasileiro de alimentos terá três tipos de rotulagem para a lactose: “zero lactose“ ou “baixo teor”, para os produtos cujo teor de lactose tenha sido reduzido e “contém lactose”, nos demais alimentos com presença da substância.

Apenas os estabelecimentos que preparam os alimentos, sejam eles sem embalagem ou embalados no próprio ponto de venda a pedido do consumidor, não estão obrigados a informar sobre o conteúdo de lactose.

A norma é uma regulamentação decorrente da Lei 13.305 de 2016, que tornou obrigatória a informação da presença de lactose nos rótulos de alimentos.

Questionados, representantes de associações de produtores e de indústrias de alimentos afirmam que vão cumprir a nova regra. A ABIA Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, disse reconhecer como “legítimas” as demandas do consumidor por informações claras nos rótulos e que, após acompanhar a discussão da nova norma da Anvisa deve apoiar as empresas no cumprimento da Lei.

Entenda melhor como ficará o rótulo dos alimentos

Quantidade de Lactose

Frase no Rótulo

Abaixo de 100 mg/100g ou ml Zero Lactose, Isento de Lactose, 0% Lactose, Sem Lactose ou Não Contém Lactose
De 100mg até 1g/100g ou ml Baixo Teor de Lactose ou Baixo em Lactose
Igual ou acima de 100mg/100g ou ml Contém Lactose

O que é lactose

A lactose é o principal açúcar presente no leite. Quando alimentos contendo lactose são ingeridos, este açúcar é processado pela enzima lactase e transformada em glicosee galactose. Na maioria das pessoas, a atividade da enzima lactase diminui após o desmame e leva as pessoas a se tornarem menos tolerante à lactose com o passar dos anos.

A prevalência e a idade de manifestação da intolerância à lactose variam, consideravelmente, conforme o grupo étnico.

Os principais sintomas da intolerância são dor e distensão abdominal, flatulência, diarreia, náusea, vômitos ou constipação, como resultado da má digestão de lactose. A intolerância é diferente das alergias, este assunto irei relatar em mais detalhes em outro post. Neste último caso as reações do organismo podem ser mais graves e o limite de ingestão não tem como ser definido.

Para ler mais sobre o assunto veja o post do blog: A verdade sobre os produtos sem lactose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *